PERIODIZAÇÃO ONDULATÓRIA: PRÓS E CONTRAS

  No mundo da força e condicionamento, há um debate acalorado acontecendo.

Treinadores de todo o mundo não conseguem concordar sobre qual tipo de periodização é melhor. Alguns amam linear e outros juram ondulado.

Eu particularmente, acredito que o melhor tipo de periodização depende do cliente e de seus objetivos. Para enfatizar isso, veremos a periodização ondulada, seus prós e contras e o melhor momento para usá-la.


Índice:

  • O que é Periodização Ondulante?
  • Prós
  • Contras
  • Como usá-lo
  • Exemplo de programa diário
  • Exemplo de programa semanal

O QUE É PERIODIZAÇÃO ONDULANTE?

A periodização ondulante é um tipo de treinamento em que o volume e a intensidade aumentam e diminuem, semanalmente ou diariamente, dentro do período de treinamento.

A periodização ondulante semanal (WUP) altera o volume e a intensidade semana a semana. E a periodização ondulante diária (DUP) ajusta o volume e a intensidade diariamente entre as sessões de treino.

Nesse tipo de periodização, você tem diferentes intenções para diferentes sessões de treino, sejam semanais ou diárias. Por exemplo, no DUP na segunda-feira, você pode se concentrar na força máxima de contração, na quarta-feira na potência e na sexta-feira na hipertrofia.

PRÓS E CONTRAS DA PERIODIZAÇÃO ONDULANTE

PRÓS

1) Este tipo de periodização funciona bem para clientes avançados, ou aqueles que têm uma idade de treino elevada . A ondulação cria um alto nível de estimulação que esses clientes precisam para adaptação (uma palavra chique para obter resultados).

2) É uma ótima maneira de se preparar para várias competições dispersas ao longo do programa de treinamento de um cliente. A ondulação expõe o cliente tanto a alta intensidade e volume quanto a baixa intensidade e volume, tudo isso sem a duração de uma abordagem linear. 

3) É indicado para atletas com longa temporada esportiva que não têm tempo para passar por um longo programa linear.

4) A ondulação pode ajudar a manter a prontidão de várias características físicas enquanto gerencia a fadiga, com um equilíbrio entre sessões de maior e menor intensidade. 

CONTRAS

1) Não é ótimo para iniciantes. Para aqueles que estão aprendendo a levantar pesos, esse tipo de programa de treinamento pode ser confuso. Assim que eles entram no ritmo, o treinamento muda.

Se você estiver trabalhando com um iniciante ou for um, recomendamos fazer exercícios de corpo inteiro e seguir uma abordagem linear.

2) Métodos ondulantes que usam um dia (ou dias) de intensidade muito alta toda semana podem ser difíceis de recuperar. Além disso, o design do programa deve ser intrincado para evitar interferência entre os dias de volume e intensidade em um método DUP.

Pode ser sábio incorporar deloads em seu plano de treinamento de longo prazo e alternar entre métodos lineares e ondulados em um plano de longo prazo. Além disso, eduque seus clientes sobre a importância de um estilo de vida de qualidade que reduza o estresse fora da academia . 

COMO USAR A PERIODIZAÇÃO ONDULANTE

Primeiro, defina um plano de longo prazo, comumente chamado de macro ciclo. Determine as metas de longo prazo para este plano durante o processo de avaliação e consulta , incluindo a identificação de datas de competição para os atletas. 

Em seguida, desenhe planos de curto prazo, ou mesociclos, dentro do macrociclo. Esses planos de curto prazo podem incluir fases de acumulação, intensificação, pré-competição, competição e descarregamento (deload). Novamente, os objetivos desses planos de curto prazo são específicos do cliente. 

Finalmente, você identificará as prioridades dentro de cada plano de curto prazo. Exemplos incluem maximizar características (força e potência), desenvolver um padrão de movimento ou refinar para competição.

EXEMPLO DE PROGRAMA DE PERIODIZAÇÃO ONDULADA DIÁRIA

DIA 1: FOCO DE RESISTÊNCIA DE FORÇA

A) Agachamento de costas , @20X1 , 6-8 repetições x 4 séries; descansar 3 min

B) Levantamento terra, @ 30X1 , 5-6 repetições x 4 séries; descansar 3 min

C1) Levantamento terra romeno com halteres , @30X1, 8-10 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

C2) Agachamento dividido com elevação do pé traseiro , @30X0, 8-10 repetições x 3 séries; descansar 2 min

DIA 2: FOCO DE RESISTÊNCIA DE FORÇA

A) Supino , @21X1, 6-8 repetições x 4 séries; descansar 3 min

B) Weighted Pull-Up,, @30X0, 3,2,1 x 4 conjuntos; descanso 20 seg/3 min

C1) Press com halteres , @20X1, 8-10 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

C2) Rosca de arrasto com barra , @3030, 6-8 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

DIA 3: FOCO DE CONTRAÇÃO MÁXIMA

A) Agachamento nas costas , @20X1, 2-3 repetições x 5 séries; descansar 5 min

B) Levantamento terra , @20X1, 3-2-1; descansar 5 min

C1) Reverse Lunge , @30X1, 8-10 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

C2) Prancha Chinesa , 30-45 seg x 3 conjuntos; descansar 2 min

DIA 4: FOCO DE CONTRAÇÃO MÁXIMA

A) Supino , @21X0, 3-2-2-1-1; descansar 4-5 min

B) Remada Pendlay , @20X1, 4-5 repetições x 3 séries; descansar 3 min

C1) Supino inclinado com halteres , @20X1, 6-8 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

C2) Puxada Lateral, @30X1, 6-8 repetições x 3 séries; descansar 90 seg

EXEMPLO DE PROGRAMA DE PERIODIZAÇÃO ONDULANTE SEMANAL

Aplicando os esquemas de repetições abaixo aos levantamentos principais a cada dia de treinamento.

  • Semana 1: 6-8 repetições x 4 séries
  • Semana 2: 3-4 repetições x 4 séries
  • Semana 3: 5-6 repetições x 4 séries
  • Semana 4: 2-3 repetições x 4 séries

QUER ESCREVER PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS EFICAZES?

Escrever um programa de exercícios pode ser complicado.

Existem possibilidades aparentemente infinitas para treinar divisões, exercícios e progressões.

Mas e se você tivesse uma estrutura baseada em princípios? Um que destacou exatamente o que incluir em seu programa de exercícios com base na capacidade do seu cliente?

Assista aos vídeos da nossa playlist e aprenda exatamente essa estrutura e como criar programas de treinamento de resistência eficazes para todos os seus clientes.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVISÃO DE TREINO INFERIOR\SUPERIOR (Upper\Lower) : O QUE SÃO E QUANDO SÃO ÚTEIS

Seja você um treinador ou um atleta, antes de selecionar quais exercícios fazer em qualquer sessão de treinamento, é melhor determinar como você distribuirá cada padrão de movimento em qualquer sessão de treinamento. Em outras palavras, considere os seis padrões de movimento primeiro  – agachamento, flexão, afundo, empurrar, puxar e core  – e então decidir a melhor forma de separá-los a cada semana, dependendo das necessidades e do histórico de treinamento de seu cliente.  QUAL É A MELHOR DIVISÃO DE TREINO? Iniciantes:  De um modo geral, para clientes iniciantes - ou seja, clientes com menos de dois anos de experiência -  exercícios de resistência de corpo inteiro  (full body) geralmente são um bom lugar para começar.  Isso significa que a cada dia, esses clientes serão expostos a uma variedade dos seis padrões de movimento, pois o principal objetivo dos iniciantes - que geralmente treinam apenas duas ou três vezes por semana - é desenvolver o controle...

OS SETE PADRÕES DE MOVIMENTO FUNCIONAL

É fácil complicar o exercício. Sempre parece haver um novo e complexo protocolo de exercícios, alegando que é garantido que você obtenha resultados rápidos.  Um dia são  com kettlebell  , e no próximo é treinamento de  restrição  de fluxo sanguíneo . Mas nem sempre acreditamos no hype. Não há substituto para dominar o básico quando se trata de exercício.  Neste caso, o básico são os sete padrões de movimento funcional. Índice: Quais são os padrões? Os sete movimentos Como usá-los no exercício QUAIS SÃO OS PADRÕES DE MOVIMENTO FUNCIONAL?   Padrões funcionais de movimento compõem todos os nossos movimentos diários.  Eles são a base primordial para o movimento no corpo humano.  Existem sete padrões de movimento total: agachamento, estocada, flexão, núcleo, empurrar, puxar e locomoção.  A BASE DO EXERCÍCIO Esses movimentos são ótimos para incluir em seu plano de treinamento porque melhoram sua função na vida cotidiana e reduzem suas chances ...

HIPERTROFIA VS. TREINAMENTO DE FORÇA - EXPLICADO

  É melhor treinar para hipertrofia ou força? A resposta depende de quais são seus objetivos de condicionamento físico. Se você quer aumentar o tamanho do seu músculo, a hipertrofia é para você. Se você quiser pegar coisas mais pesadas e produzir mais força, construa essa força. Mas há alguma sobreposição entre essas duas metodologias.  Portanto, antes de decidir qual tipo de programa deseja seguir, mergulhe neste artigo e aprenda as diferenças e semelhanças entre os dois. ÍNDICE: Hipertrofia definida Repetições, séries e andamento Exemplo de treino de hipertrofia Treinamento de Força Definido Pré-requisitos para Força Repetições, séries e andamento Exemplo de treino de força Onde a hipertrofia e o treinamento de força se encontram HIPERTROFIA VS. TREINAMENTO DE FORÇA HIPERTROFIA DEFINIDA Hipertrofia é a abreviação de hipertrofia muscular, o ato de crescer um músculo através do exercício.  Na academia, a hipertrofia descreve o treinamento para construir massa muscular....